“O nosso desrespeito pelos animais causou esta pandemia”

Em entrevista dada hoje à estação televisiva France24, a cientista de 86 anos explicou que, sem os seus habitats naturais, os animais irão ver-se cada vez mais forçados a aproximar-se das populações, o que, por sua vez, tornará mais provável este tipo de surtos.

“Foi o nosso desprezo pela natureza e o nosso desrespeito pelos animais com quem deveríamos partilhar o planeta que causou esta pandemia, que foi prevista há tanto tempo”, disse.

Jane Goodall alerta que outro dos fatores de risco está relacionado com “os animais que são vendidos em mercados em África ou na Ásia, especialmente na China, e nas quintas intensivas onde são cruelmente aglomerados biliões de animais de todo o mundo”.

Jane Goodall é uma das primatólogas mais famosas do mundo e considerada a maior especialista em chimpanzés, que começou a estudar, em 1960, no Parque Nacional Gombe Stream, na Tanzânia.

“Temos pouco tempo para agir, não pode ser apenas a juventude a fazê-lo. Todos devem contribuir. A natureza é resiliente. Quando destruímos um lugar vemos que, ao fim de algum tempo, a natureza se recompõe. Há, também, um aspeto importante no espírito humano que é a vontade de fazer algo que parece impossível. Tenho esperança, mas resta muito pouco tempo para agir”.

Fundadora do Instituto Jane Goodall, a cientista desenvolveu um grande volume de trabalho sobre conservação da natureza e bem-estar animal e é, desde 2002, Mensageira da Paz da ONU.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...