O novo conceito que vai acabar com os copos descartáveis nos eventos e festivais



Chama-se Stack Cup e é um conjunto de copos amigos do ambiente, reutilizáveis e laváveis, que são cada vez mais utilizados na organização de eventos musicais ou desportivos, em diversos países. Para além de ecológicos, de acordo com os seus fabricantes, eles encaixam uns nos outros, facilitando o transporte e evitando que a bebida se entorne.

O conceito está a ser utilizado em países como Bélgica, Holanda, Inglaterra, Brasil, França, Alemanha ou África do Sul, mas já tem parceiro em Portugal, o empresário da indústria de moldes Paulo Jorge Silva. Mal descobriu o conceito, este português de Oliveira de Azeméis contactou a empresa belga responsável pela Stack Cup e descobriu uma forma mais rápida de desenvolver cada exemplar.

“Dupliquei a capacidade produtiva, ao criar vários moldes que fazem quatro copos de cada vez”, explicou ao Green Savers. Ainda assim, o empresário não conseguiu convencer nenhuma organizadora de eventos ou autarquia a encomendar o produto.

“Um dos principais problemas [ambientais dos eventos] está relacionado com os copos. Eu tenho uma solução: um evento, uma pessoa, um copo. Este copo pode ser mantido ao pescoço com uma fita própria, pode ser transportado no bolso ou numa carteira de senhora”, explica o empresário.

“Isto está a começar a funcionar em todo o mundo, não só na Europa. Para além [dos benefícios ecológicos], ele pode ser um dos melhores meios publicitários alguma vez vistos”, continuou.

As contas de Paulo Silva são simples. Num grande evento, em média, cada pessoa consome três bebidas, o que significa que, por cada dez mil entradas, há 30 mil copos descartáveis desperdiçados. Com o Stack Cup, este número reduz-se em um terço.

Por outro lado, e quando a bebida acaba, o consumidor não tem de segurar o copo vazio. O Stack Cup pode ser encaixado nos bolsos ou pendurado ao pescoço, através de uma fita que se prende ao recipiente.

Os copos ecológicos beneficiam de um processo inovador de rotulagem, o IML (In Mold Label), que possibilita a inserção de rótulos ou ilustrações de forma directa. Assim, o copo pode ser personalizado – ele resiste, inclusive, a cerca de duas mil lavagens.

A Stack Cup afirma que já tem encomendas para a próxima edição do Carnaval brasileiro, para o Mundial 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Tudo no Brasil. Em Portugal, o conceito está a ter algumas dificuldades em se afirmar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...