O que acontecerá quando o Sol morrer?

O que acontecerá quando o Sol morrer? A pergunta pode parecer estranha, já que as previsões indicam que só daqui a cerca de 10 mil milhões de anos tal acontecerá, mas um grupo de cientistas da Universidade de Manchester debruçou-se agora sobre o assunto.

Segundo as conclusões do estudo agora publicado, quando a “estrela rainha” do nosso sistema solar perder o seu fulgor, irá transformar-se numa nébula planetária. Mas como acontecerá este fenómeno? O processo é simples: quando uma estrela morre é emitida uma massa de gás e poeira, o invólucro, para o espaço. Ora, dependendo do tamanho do invólucro, esta massa pode chegar a metade da massa da estrela, revelando o verdadeiro núcleo da estrela.

À medida que o fim da sua vida se aproxima, este núcleo quente irá perder gradualmente o seu poder acabando por se desactivar, antes de finalmente morrer. Um processo que pode levar nada mais nada menos que 10 mil anos, um “pulinho” na astronomia, como diz Albert Zijlstra, cientista nesta investigação.

O estudo revela ainda que também as estrelas com menor massa podem ter igualmente uma nébula planetária brilhante, já que a estrela aquece até três vezes mais rápido do que em modelos anteriores, como explica o investigador ao Mirror.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...