O que é a energia verde e quais as vantagens?
Cada vez mais se fala em sustentabilidade e desde o início da pandemia que existe uma maior consciência ambiental. Particularmente, tem-se verificado um maior foco no nosso país em produzir energia verde. Saiba neste artigo o que é e conheça os vários tipos de energias renováveis que existem.
O que é energia verde?
A energia verde é gerada a partir de recursos naturais e fontes renováveis que não originam quaisquer substâncias contaminadoras ou gases de estufa.
Este tipo de energia interessa cada vez mais a uma população preocupada com o meio ambiente e empenhada em preservar e proteger o planeta Terra.
Os recursos utilizados são rapidamente repostos pela natureza e têm um impacto reduzido no planeta e nos respectivos ecossistemas. É por isso que a energia verde é considerada mais limpa do que as fontes de energia não renováveis.
Qual a evolução das energias renováveis em Portugal?
Atualmente, Portugal é já um dos líderes mundiais na utilização de energia verde, estando em 5º lugar entre os países que utilizam energias renováveis na produção de eletricidade.
De forma a ilustrar melhor a evolução que este tipo de energia teve no nosso país, em 2017 a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis era de 40,9% e em 2021 aumentou para 59,6%. É expectável que, em 2025, 80% da energia produzida tenha origem renovável.
Sendo um dos objectivos da União Europeia atingir a neutralidade das emissões de carbono até 2050, a aposta nas energias limpas é clara, sendo esta uma visão de futuro para os países que fazem parte da UE.
Quais são os tipos de energia verde?
A natureza apresenta uma série de recursos que podem ser convertidos em energia verde, sendo que em Portugal a principal é a energia hídrica, com origem no movimento de massas de água, e representa 44% da produção energética.
Em segundo lugar na lista, temos a energia eólica, que representa um quarto da eletricidade consumida pelos portugueses, mais concretamente 28%.
Já a energia solar é produzida através da utilização de painéis solares e, tal como as anteriores, vem sendo cada vez mais utilizada na produção energética representando 2% da fatia.
Menos conhecidas, a energia geotérmica que utiliza o calor proveniente do interior do planeta, enquanto a energia de biomassa é produzida através da decomposição das bactérias de origem vegetal ou animal.
Como é que se sabe que a energia é mesmo verde?
Atualmente o mercado de certificados de garantia de origem, regulado pela União Europeia, garante que a energia é mesmo de uma fonte renovável. Como foi mencionado anteriormente, a previsão é que, em 2025, 80% da energia gerada seja proveniente de fontes renováveis.
É possível fazer parte deste movimento mais sustentável, quer individual quer coletivamente, ao produzir a sua própria energia verde. A instalação de painéis solares, por exemplo, pode ser uma ótima opção, bem como a escolha de um carro elétrico.
Quais as vantagens das energias renováveis?
Ao aderir a um plano de energia verde está a contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, uma vez que a energia é proveniente de fontes renováveis, com baixas emissões de dióxido de carbono, o que contribui para a redução do efeito estufa.
Em termos económicos também existem muitos pontos a favor, sendo que os custos de manutenção e exploração são menores, tal como o risco associado à produção de energia verde, que é muito mais reduzido quando comparado com fontes não renováveis.
Por outro lado, as energias renováveis reduzem a necessidade de importar combustíveis fósseis como carvão ou gás natural.
É igualmente benéfico para a saúde pública, dado que uma maior utilização de energia verde acaba por reduzir o nível de poluição no ar ao não depender tanto de fontes energéticas que geram gases de estufa.
Existem inúmeros apoios do estado que se destinam a quem optar por energias mais verdes e sustentáveis. Assim, estas soluções também podem compensar a nível financeiro, apesar do investimento inicial ser mais elevado.