O que é que faz uma ave voar?
Os sacos de ar insuflados no peito das aves que voam podem ajudar a melhorar a eficiência do seu voo, revela um artigo publicado na revista Nature. Os resultados sugerem que o sistema respiratório pode estar funcionalmente ligado aos músculos de voo das asas de algumas aves.
O sistema respiratório das aves é conhecido por melhorar a sua capacidade de efetuar voos motorizados. No entanto, o seu papel nas aves planadoras permanece pouco claro. O divertículo subpectoral (SPD) é uma extensão do sistema respiratório de algumas aves que mergulha entre os principais músculos responsáveis pelo bater das asas, formando um sistema de saco de ar por baixo das asas.
Emma Schachner e colegas analisaram os sistemas respiratórios de 68 espécies de aves, incluindo o falcão-de-cauda-vermelha e o falcão-de-swainson, para compreender melhor o papel funcional do SPD.
Descobriram que o SPD estava presente em praticamente todas as aves que voam, mas estava ausente em espécies que não voam. Os autores sugerem que o SPD está envolvido na possibilidade de as aves planadoras manterem as suas asas levantadas durante o voo. Além disso, não se verificou que o SPD fosse importante para a ventilação.
Os autores também investigaram a evolução do SPD e descobriram que este evoluiu independentemente do voo planado pelo menos sete vezes, indicando que pode ter uma relação funcional e adaptativa com o estilo de voo planado.
Os resultados podem representar algumas das primeiras provas de que os tecidos respiratórios estão funcionalmente ligados aos músculos de voo das asas das aves planadoras.