O que fazer com as rolhas?



Implementado desde 2008, o Green Cork é o projecto de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. O objectivo é depois financiar a plantação de árvores autóctones através do Floresta Comum.

“O Green Cork é um projecto que funciona em ciclo, da árvore vem a cortiça, a reciclagem dá novos usos à cortiça que antes estava na rolha, e ainda permite que se plantem novas árvores. O que vem da natureza volta à natureza.”

É um projecto da Quercus, desenvolvido em parceria com a Amorim, o Continente e o Dolce Vita e conta ainda com o apoio de escolas, escuteiros, municípios, empresas de recolha de resíduos, adegas, produtores de vinho e outras entidades que localmente tornam este projecto um sucesso: já foram entregues para reciclagem 70.862.067 rolhas de cortiça (mais de 295 toneladas) de rolhas de cortiça e, com isso, plantadas cerca de 677.960. A data de hoje.

São muitas rolhas, mas mesmo assim a Green Cork não recolhe mais de 6% das rolhas consumidas por ano, pelo que ainda há muito por onde crescer, recolher muitas mais rolhas e plantar muitas mais árvores.

Colaborar é muito simples: só tem de guardar as rolhas de cortiça e entregá-las numa das lojas do Continente (e são muitas, e espalhadas por todo o território nacional), ou no Rolhinhas ou no balcão de Apoio ao Cliente. Outros pontos de recolha são os centros comerciais GaiaShopping e ArrábidaShopping ou no centro de Ermesinde da Lipor.

Foto: um dos exemplos da reutilização da cortiça recolhida. 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...