O Saco do XicoGaivota: novo projeto da Green Media pretende renovar estratégias e iniciativas “verdes” das empresas

“O Saco do XicoGaivota” é o mais recente projeto do Programa de Sustentabilidade da Agência de Imagem e Comunicação Green Media, que pretende reunir um grupo de empresas detentoras dos produtos e marcas regularmente comuns na recolha de lixo nos areais das praias, praticada pelo prestigiado artista plástico, XicoGaivota. A iniciativa tem como compromisso a renovação de estratégias e iniciativas green para as empresas.

Ao invés de propor o programa marca a marca, o projeto é desenhado com base nos pontos comuns e sinergias de sensibilização das várias marcas envolvidas, permitindo organizar um maior número de iniciativas com um valor mais reduzido de investimento, sendo comparticipado entre todos. São mais de 100 empresas visadas na produção e comercialização de artigos como latas de refrigerantes, cotonetes, garrafas, enlatados, palhinhas, isqueiros, entre muitos outros.

O programa tem planeadas várias iniciativas como campanhas, ações de marketing digital e redes sociais, produção de conteúdos partilhada, participação de influencers e atividades de promoção e sensibilização ambiental. De maneira a envolver também o consumidor e os seus locais de compra, serão desenvolvidas ações no terreno, experience tours e prémios.

“O Saco do XicoGaivota” contará ainda com a participação adicional da autora e bióloga marinha, Ana Pêgo que, com a perspetiva do microplástico e o impacto da sua degradação na natureza visa aumentar a informação e o conhecimento sobre esta área, desmistificando conceitos acerca da qualidade e possibilidade de reutilização destes materiais. Segundo a responsável, “Desmistificar aquela perspetiva de que o lixo de praia está geograficamente longe do raio de impacto do consumidor e mostrar como, não só não é assim, como toda a multiplicidade de variáveis que o podem fazer chegar ao prato do ser humano, é um importante contributo para a alterar a perceção da gravidade do assunto”.

Isabel Augusto, Diretora Geral da Green Media e fundadora do Programa de sustentabilidade, afirma que este novo projeto “pretende ser um exemplo da ação em sustentabilidade, neste caso com um foco maior na sensibilização do consumidor do produto de cada marca para o não abandono da respetiva embalagem no meio ambiente – o objetivo é comum e a mensagem a transmitir um apelo para a alteração de comportamento individual. Creio que é importante salientar que é também um gesto que revela a responsabilização das respetivas marcas neste esforço de sensibilização e como tal um sinal de que o consumo consciente das empresas, no futuro de uma economia circular será um novo rumo, que reforça o seu papel e contributo de responsabilização social”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...