O “Tom & Jerry” tinha razão: Os ratos são mestres do engano



“Apanha-me se conseguires”: os ratos que vivem em liberdade apresentam um comportamento de evasão altamente flexível, sugestivo de engano tático intencional.

O emprego de uma tática para enganar intencionalmente outro animal, é um comportamento complexo baseado numa cognição de ordem superior, que raramente foi documentado fora dos primatas e dos corvídeos.

Utilizando câmaras de teste de estilo laboratorial colocadas perto de uma floresta nos arredores de Varsóvia, os investigadores descobriram que os ratos de riscas pretas que vivem em liberdade demonstram um comportamento de esquiva enganadora.

Os ratos perseguidos escondiam-se junto à entrada da câmara até que o perseguidor entrasse e depois fugiam de novo pela entrada quando o perseguidor estava de costas. Este comportamento foi registado 21 vezes e é a primeira prova de engano tático intencional em ratos.

Sendo a primeira prova de um comportamento sugestivo de engano tático entre ratos, esta descoberta pode ser relevante para a intencionalidade não-humana e para a teoria da mente.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...