O tubarão que brilha no fundo do mar
O tubarão-gato é uma espécie de tubarão da família Scyliorhinidae que habita no fundo do mar nas áreas do Oceano Pacífico Oriental (o Cephaloscyllium ventriosum) e do Atlântico Ocidental (o Scyliorhinus retifer).
A espécie é particularmente diferente dos outros tubarões, não só pela pigmentação e pelo padrão da sua pele, mas também porque brilha. Este animal revela uma cor verde brilhante como resultado de um processo único de decomposição, através de pequenas moléculas de triptofano e quinurenina na sua pele.
As duas espécies de tubarão-gato Cephaloscyllium ventriosum e Scyliorhinus retifer têm uma pele de cor bege com manchas padronizadas pretas. Quando se dá a biofluorescência, as linhas pretas são as que mais sobressaem.
“Quando um átomo do elemento bromo se junta, a quinurenina liberta um brilho verde quando exposta à luz azul abaixo da superfície do oceano”, explica Elizabeth Pennisi na revista Sience. Este acontecimento é uma maneira dos tubarões reconhecerem um potencial parceiro para acasalar, mas também serve como proteção para bactérias que existem no fundo do oceano.
Segundo os cientistas, investigações recentes afirmam que a bioflurescência evoluiu no mínimo três vezes em peixes cartilagíneos.