Todos os dias são utilizadas cerca de 500 milhões de palhinhas nas bebidas norte-americanas. O reflexo disso aparece nas praias onde este pequeno objecto faz parte do top 10 de objectos nocivos recolhidos em campanhas de limpeza.

Sendo feitas essencialmente de plástico e com uma expressão tão grande no ambiente, a ONG Lonely Whale Foundation passou à acção lançando uma das maiores campanhas de sensibilização para reduzir a utilização das mesmas. Esta fundação, criada em 2015, pretende antes de mais aproximar a população da realidade da vida nos oceanos e do impacto que as nossas acções podem ter nela.

Segundo Adrian Grenier, um dos fundadores do movimento, a razão porque escolheram as palhinhas como objecto a eliminar é simples: “Agora é o momento de reflectirmos sobre o poder de afectar o ambiente que as nossas acções individuais têm. Podemos travar esta crise global com acções colectivas – decidimos começar pelas palhinhas de plástico.”

Todos se podem juntar a este movimento. Basta para isso recusar palhinhas sempre que são oferecidas. Na realidade elas não são um bem de primeira necessidade. Contudo, se achar que não consegue viver sem elas, o site da fundação propõe um conjunto de alternativas, todas elas mais amigas dos oceanos.

Foto: Lonely Whale (via Facebook)

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php