Óleo reciclado da cafetaria alimenta campus de Universidade do País Basco



O óleo reciclado, originário da cafetaria da Universidade do País Basco, no norte de Espanha, é suficiente para satisfazer as necessidades energéticas do campus, alimentando os cortadores de relva, o aquecimento e os veículos. A transformação do óleo usado em biodiesel não demora mais do que uma hora, garante o grupo de cientistas que liderou o projecto.

Os investigadores testaram várias técnicas para encontrarem aquela que fosse mais barata, rápida e a mais apropriada para garantir a reacção que pretendiam. A iniciativa permite uma redução no consumo de combustíveis fósseis no campus, o que resulta numa pegada carbónica mais pequena, ou seja, um menor impacto no ambiente.

“Em vez de deitarmos fora o óleo, oferecemos uma solução mais limpa, o que é uma grande vantagem”, defende Fernando Mijangos, o líder do projecto, acrescentando que “o biodiesel é mais lucrativo, no que toca à emissão de gases e ao efeito de estufa, e é uma energia mais limpa”.

A investigação irá agora centrar-se na optimização do produto final e em alertar a população em geral para esta possibilidade, uma vez que as pessoas não têm tendência a reciclar óleo, tanto como já pensam em reciclar papel, plástico ou vidro. O óleo usado é reciclado apenas três em cada dez vezes, “porque é mais fácil atirá-lo directamente para a pia”, explica um dos professores da universidade. Ainda assim, “os alunos estão mais esclarecidos, são é lentos a mudar” os hábitos.

A contribuição da comunidade escolar é, no entanto, essencial para reunir material suficiente para produzir quantidades significativas de biodiesel, que possam declarar a independência do campus em relação aos combustíveis fósseis. Se o projecto for realizado numa escala ainda maior, será contudo imprescindível também o apoio do governo, noticia o blog Lady Verd.

Em Portugal, é possível reciclar o óleo que usa na cozinha, por exemplo, para fritar alimentos. Em várias cidades, existem oleões à sua disposição, onde poderá depositar as garrafas onde guardou o óleo usado. Há ainda forma de os restaurantes e entidades que usarem maiores quantidades de óleo terem possibilidade de que outra empresa vá buscar os bidons. Veja uma das campanhas de reciclagem de óleos usados.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...