ONE anuncia frota inaugural de 12 porta-contentores a metanol
A Ocean Network Express (ONE), assinou contratos de construção marítima com a Jiangnan Shipyard e a Yangzijiang Shipbuilding, para a construção total de doze navios porta-contentores de 13 mil TEU biocombustível e metanol. Cada estaleiro de construção construirá seis navios, com entrega prevista a partir de 2027, informou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “este marco significativo representa a frota inaugural da ONE em navios de combustível duplo de metanol e representa um papel fundamental no alcance dos objetivos de sustentabilidade da ONE, como parte da Estratégia Verde”.
Os navios foram projetados com a capacidade de flexibilidade e agilidade, que se integrarão na rede global e dinâmica e em evolução da ONE. Este investimento e compra estão alinhados com a rigorosa política de aquisições da ONE, com o objetivo de satisfazer a procura dos clientes e ser adaptável a qualquer mudança futura nas cadeias de abastecimento globais sustentáveis.
No atual panorama marítimo, prevê-se que o metanol tenha um potencial significativo nas reduções de emissões. Além de que estes porta-contentores terão tecnologias de ponta, como o desenho otimizado do casco, sistemas de recuperação dos gases de escape e da colocação à proa de um “pára-vento”. Os navios selecionados, serão equipados com um sistema de lubrificação do ar e um gerador de eixo, para ajudar a explorar potenciais melhorias na eficiência de combustível e na redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Estas inovações podem ajudar a acelerar os esforços de descarbonização da ONE e garantir que o cumprimento está alinhado com os regulamentos do setor de transporte marítimo.
“A nossa decisão de investir em navios de combustível duplo a metanol está alinhada com a Estratégia Verde da ONE como parte de nossas principais iniciativas. A nova frota é fundamental para alcançar o nosso objetivo de operar com os primeiros navios de combustível alternativo até 2030 e marca um passo significativo na nossa jornada em direcção a uma indústria marítima mais verde e sustentável”, sublinhou Jeremy Nixon, CEO da ONE.
A ONE Green Strategy tem o objetivo ambicioso de alcançar emissões líquidas zero (GEE), abrangendo os âmbitos 2 e 3, até 2050.
Para alcançar esse objetivo, a transição do combustível convencional para combustíveis alternativos é definida como pilar-chave das iniciativas verdes da ONE, e é consistente com a Eficiência Operacional, Investimento Verde e Combustíveis Alternativos nas nossas iniciativas chave.