ONG portuguesa Último Recurso participa no maior fórum jovem da ONU



A ONG portuguesa Último Recurso participa no maior fórum jovem da ONU, o ECOSOC Youth, que começa amanhã, em Nova Iorque, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a edição de 2025 do ECOSOC Youth Forum decorre entre os dias 15 a 17 de abril, em Nova Iorque, e junta milhares de jovens de todo o mundo para definir prioridades e influenciar as políticas globais de desenvolvimento sustentável.

Com o mote “Empowering Youth for Accelerated Action on the SDGs”, o fórum deste ano pretende catalisar o papel da juventude na resposta à crise climática, às desigualdades sociais e aos desafios de governança global. A participação da UR representa não só uma afirmação da juventude portuguesa neste palco multilateral, como também a reafirmação do papel do Direito como instrumento de justiça intergeracional.

Para Mariana Gomes, Presidente e Fundadora da Último Recurso, “Portugal tem feito progressos importantes na política de juventude, mas o envolvimento jovem continua demasiado condicionado por estruturas simbólicas e ausente dos centros reais de decisão. No ECOSOC Youth Forum, representamos a convicção de que o envolvimento significativo dos jovens tem de ser uma prioridade democrática – e não apenas retórica institucional. O nosso futuro não pode continuar a ser decidido sem nós”

No ECOSOC Youth Forum, a UR irá apresentar o seu Policy Proposal para o Envolvimento Significativo dos Jovens em Portugal, com recomendações como:

– Garantir a igualdade entre gerações no acesso à representação política, através de uma proposta de lei inspirada na Lei da Paridade;

– Tornar obrigatório o envolvimento significativo de jovens com direito de voto em todas as estruturas governativas, à semelhança do Youth Act

2017 da Finlândia;

– Assegurar financiamento estável para a participação juvenil e o diálogo Intergeracional.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...