Operação “Sintra e os Biorresíduos” vai alargar recolha a mais localidades



Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão alargar a operação “Sintra e os Biorresíduos” a Algueirão-Mem Martins e a mais localidades de Rio de Mouro, a partir do dia 28 de junho. Após Colares, Sintra e Queluz, o Município de Sintra dá mais um passo na sua Estratégia na Gestão e Recolha Seletiva de Biorresíduos, ao expandir a operação à Serra das Minas, Alto do Forte e Vale Mourão/Paiões e a Algueirão, Mem Martins e Ouressa.

A operação desafia os munícipes a efetuarem a triagem dos resíduos alimentares – restos de preparação e confeção de refeições, guardanapos de papel, saquetas de chá, restos de produtos frescos não embalados, como legumes, frutas, carnes, peixe, e pão e bolos. As famílias aderentes efetuam a deposição dos restos de alimentos em sacos verdes produzidos com 100% de plástico reciclado, que serão acondicionados num pequeno contentor castanho, distribuídos pelos SMAS de Sintra. Os sacos devem ser bem fechados e colocados diretamente nos contentores de indiferenciados existentes na via pública. Estes serão depois triados em unidade de tratamento mecânico que, através de sistemas óticos, efetua a separação, permitindo o seu tratamento de forma diferenciada, sendo depois transformados em composto orgânico ou energia.

Decorrente da obrigatoriedade da recolha seletiva de biorresíduos até ao final de 2023 em todo o país, esta está a ser implementada de forma gradual no concelho de Sintra. No corrente ano, os SMAS de Sintra estão a alargar a recolha a mais 75 mil pessoas, num universo de 25 mil fogos habitacionais, no âmbito de uma candidatura financiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Ainda este ano, será promovida a recolha seletiva de resíduos alimentares junto de agentes económicos, nomeadamente do setor da restauração, e em estabelecimentos de ensino, com circuito dedicado e recolha porta-a-porta, por se tratarem de produtores de grandes quantidades de resíduos.

Para aderir, os munícipes devem preencher formulário disponível em www.smas-sintra.pt ou ligar para o número 910 443 505.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.