Ordem dos Médicos Dentistas pede a portugueses que poupem água



A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) lançou um campanha na qual apela aos portugueses para fecharem a torneira enquanto escovam os dentes. Intitulada “Feche a torneira enquanto lava os dentes”, a iniciativa pretende alertar para o desperdício de água numa altura em que Portugal enfrenta a pior seca hidrológica dos últimos cem anos.

Sabia que ao deixar a torneira aberta durante a escovagem dos dentes, que tem uma duração recomendada de 2 minutos, está a gastar até 24 litros de água? Tendo em conta que esta limpeza deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao dia, se deixar a torneira aberta vai estar a gastar 48 litros de água por dia, ou seja, cerca de 17.520 litros de água por ano.

Mais do que nunca, poupar água não é apenas uma decisão sustentável, mas um compromisso com a adequada gestão dos recursos naturais. Num momento em que o país está numa situação de seca severa e extrema, a Ordem dos Médicos Dentistas pretende consciencializar a população para a adoção de pequenos hábitos que fazem toda a diferença na hora de poupar água”, defende Miguel Pavão, bastonário da OMD.

A campanha junta os conceitos de sustentabilidade e de literacia em saúde, alertando não só para o desperdício de água, mas também para a regra de ouro de uma boa saúde oral – lavar os dentes durante dois minutos, no mínimo, duas vezes por dia.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.