Os animais ficam deprimidos?



Preocupações existenciais ou crises de meia-idade, os animais podem apresentar sintomas de depressão – mas o diagnóstico exato é mais complexo do que para os humanos.

As questões relativas ao estado mental dos animais esbarram inevitavelmente num terreno de areia filosófico, porque não podemos ter a certeza de que os animais têm consciência de si próprios, escreve a “Science Focus”.

Segundo a mesma fonte, partimos do princípio de que as outras pessoas pensam mais ou menos da mesma forma que nós, porque a linguagem permite-nos descrever os nossos pensamentos. “Não temos um vocabulário suficientemente partilhado com os animais para aplicar este teste e os humanos são notoriamente propensos a projetar as suas próprias emoções e sentimentos nos animais”.

Dito isto, muitos mamíferos têm sido observados com sintomas de depressão clínica (incluindo letargia, comportamentos compulsivos, perturbações do apetite e do interesse sexual e até autoagressão). Os animais de jardim zoológico, em particular, “são propensos a esta situação”, conclui.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...