Pacto Climático Europeu associa-se a plataforma portuguesa que combate publicidade enganosa



Foi lançada uma nova plataforma desenvolvida para ajudar as empresas portuguesas a comunicarem com transparência e ética no que toca a matérias de sustentabilidade ambiental. A #Pub – Hashtag Pub é uma organização sem fins lucrativos que surge como resposta às crescentes preocupações com práticas publicitárias enganosas. O Pacto Climático Europeu associa-se a esta iniciativa que desafia marcas e empresas a adotarem uma cultura de comunicação mais ética, transparente e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da União Europeia (UE), foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a nova ferramenta permite a qualquer utilizador – seja uma empresa ou uma pessoa – contextualizar anúncios. “Cada anúncio tem uma página específica e o seu próprio código QR gratuito que permite às empresas, antes da impressão de uma peça publicitária, criar a sua página com a informação necessária e adicionar o código QR ao seu ‘mupi’ ou ‘outdoor’” explica Diogo Abrantes da Silva, fundador da #Pub – Hashtag Pub e embaixador do Pacto Climático Europeu.  O objetivo é claro: “Criar uma publicidade mais transparente, que respeite as pessoas e o planeta”.

Estas páginas funcionam depois como ferramentas de análise de comunicação e permitem avaliar preliminarmente possíveis práticas de “greenwashing” – publicidade enganosa que transmite uma falsa imagem de sustentabilidade. Diogo Abrantes da Silva refere que, neste caso, “adicionar contexto é uma forma simples de devolver confiança à comunicação e ajudar a criar a narrativa das marcas”. Segundo o criador da plataforma, “muitas marcas utilizam estratégias para manipular comportamentos e influenciar decisões para benefício da organização”.

A nova plataforma oferece também recursos gratuitos para a avaliação de “outdoors” e outro tipo de peças publicitárias “out of home” antes da impressão da peça para evitar o desperdício e ajudar as pequenas empresas. “Desta forma, qualquer empresa – principalmente as PME (Pequenas Médias Empresas) que possuem menos recursos – pode manifestar de forma proativa o seu compromisso com a ética e a sustentabilidade”, afirma o embaixador do Pacto Climático Europeu.

Incentivar as empresas a terem práticas sustentáveis

Até setembro de 2026, entrarão em vigor diretrizes europeias que exigem maior transparência na comunicação das empresas, interna e externamente. Esta legislação, aprovada pelo Parlamento Europeu em 2024, estabelece medidas para prevenir práticas ambientais enganosas e reforçar a confiança dos consumidores.

Casos recentes, como os da Booking.com (ver link em anexo) e da Amazon, que foram alvo de escrutínio público, demonstram a “urgência desta abordagem”. As empresas usavam mensagens enganosas ou “deceptive patterns” (designs manipuladores) para induzir os utilizadores a tomarem decisões que não eram necessariamente vantajosas, mas que beneficiavam a empresa. “A transparência deve deixar de ser exceção e passar a ser uma norma na comunicação das marcas”, defende o fundador da #Pub.

“Este projeto combina tecnologia, responsabilidade social, marketing e inovação”, afirma Diogo Abrantes da Silva. “Estamos a incentivar e a capacitar as empresas a terem práticas sustentáveis e a evitarem o ‘greenwashing’ de forma acessível e eficiente”, conclui. A plataforma digital #Pub – Hashtag Pub já está operacional e aberta ao público.






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