com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

PAN quer criar circuito desportivo para toda a população na capital

A cidade de Lisboa foi eleita a Capital Europeia do Desporto do ano 2021, e como tal, o PAN – Pessoas-Animais-Natureza decidiu apresentar na Assembleia Municipal de Lisboa a recomendação de criação de um circuito desportivo que ligasse os parques verdes e equipamentos desportivos da capital através de vias pedonais e cicláveis.

O circuito “Lisboa Ativa” tem como objetivo principal promover e facilitar a prática de exercício físico em toda a cidade. O PAN propõe ainda que o mesmo tenha ligação aos transportes públicos, disponibilização de pontos de água a cada 5 quilómetros e balneários a cada 10 quilómetros, bem como quiosques de alimentação saudável ao longo do percurso, devendo este estar adaptado a todas as faixas etárias e acessível a todos os cidadãos.

Além disso, o grupo propõe ainda a criação do cartão de utilizador “Lisboa Ativa”, que permitirá, mediante o pagamento de uma taxa variável, que a população tenha acesso a todos os equipamentos desportivos, balneários e cacifos existentes no circuito e à rede de bicicletas partilhadas GIRA.

Desta forma, como explica a proposta apresentada, será possível “treinar para o triatlo, começando em Belém e acabando, por exemplo, no Parque das Nações, iniciando-se numa das várias piscinas municipais, passando por corredores verdes e por pontos de abastecimento de água”.

Inês de Sousa Real, deputada do partido, explica “Sabe-se que as principais razões que levam as cidadãs e cidadãos de Lisboa a não fazerem exercício físico – essencial à saúde e bem-estar – são a dificuldade em gerir a sua agenda e o tempo que demoram a deslocar-se até às instalações. Este circuito vem dar resposta a estas dificuldades, oferecendo uma densa rede de possibilidades, que se adequa facilmente às dinâmicas e rotinas de cada pessoa. Os lisboetas poderão fazer exercício em qualquer local de Lisboa, a qualquer hora, usufruindo, assim, de todo o potencial que a cidade tem para oferecer”.

Saiba mais sobre esta recomendação aqui.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...