Existe uma nova alternativa para limpar painéis solares sem usar água
A energia solar é uma alternativa renovável cada vez mais presente no mercado global. Após aquisição, e para garantir o bom funcionamento dos painéis fotovoltaicos, é necessário que estes sejam limpos regularmente. Isto, porque, a poeira pode reduzir a produção de energia em até 30% num mês.
Segundo a MIT Energy Initiative, por ano são desperdiçados cerca de 37.85 mil milhões de litros de água na limpeza dos painéis – o suficiente para garantir água potável a 2 milhões de pessoas. Além disso, muitas vezes a lavagem a seco com escovas também risca os painéis, contribuindo para o seu mau funcionamento. Um grupo de investigadores da MIT decidiu, como tal, criar uma alternativa mais eficiente e económica que remove a poeira sem recorrer a água e escovas.
O novo sistema utiliza repulsão eletrostática para fazer com que as partículas de poeira se soltem e saltem da superfície do painel. Para ativar o sistema, basta um simples eletrodo na superfície do painel solar (pode ser uma simples barra de metal), que dará carga elétrica às partículas de poeira, repelindo-as pela carga aplicada no próprio painel. O sistema pode ser operado automaticamente através de um motor elétrico simples e de trilhos guia ao longo da lateral do painel.
“Realizámos experiências com humidade que variava entre 5% a 95%. Desde que a humidade no ambiente seja superior a 30%, pode-se remover quase todas as partículas da superfície, mas à medida que a humidade diminui, fica mais difícil”, explica Sreedath Panat.
Esta ideia pode ser útil em locais onde a água é escassa, como o deserto, mas também nas áreas urbanas, onde é preciso utilizar este recurso natural de forma mais eficiente.
Pode consultar o artigo na íntegra aqui.