Parece um pau, mas não é. O Phobaeticus chani é o maior inseto do mundo

Parece um pau de madeira, mas não é: é o maior inseto do mundo e foi encontrado na Ilha do Bornéu, no Sudeste Asiático. A espécie Phobaeticus chani pertence à família Phasmatidae e foi identificada em 2008 por Phil Bragg.

O inseto-pau foi encontrado por um popular em 1989 e entregue ao naturalista Datuk Chan Chew Lun, tendo sido nomeado em homenagem ao mesmo. O naturalista decidiu doar o animal ao Museu de História Nacional de Londres, onde foi possível constatar que o indivíduo mede 56,7 centímetros, sendo que 35,7 centímetros correspondem apenas ao seu corpo. Este comprimento atribuiu-lhe um novo recorde dentro da classe Insecta, pelo que é não só o maior inseto do mundo como o com o corpo mais longo.

Apesar da descoberta, a comunidade científica ainda conhece pouco sobre a espécie. Sabe-se apenas que habita nas árvores da floresta tropical e que o seu corpo o ajuda a camuflar-se e a passar despercebido. Outra curiosidade apontada pelo Phasmid Study Group (PSG) é o facto dos seus ovos terem um género de asas dos dois lados, que lhes permitem flutuar quando a fêmea os deixa cair, existindo assim uma dispersão da espécie.

A Phobaeticus chani foi uma das espécies que integrou o “The Top 10 New Species” identificadas em 2008, do International Institute for Species Exploration.

© WWF/Orang Asli
© Phasmid Study Group / London Natural History Museum
Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.