A cidade de Paris vai ser 100% ciclável



A cidade de Paris está prestes a tornar-se uma “cidade 100% ciclável”. A aposta na mobilidade sustentável vem no âmbito do novo Plano de ciclismo 2021-2016, no qual o Município vai investir mais de 250 milhões de euros para aumentar a rede de ciclovias, o número de parques de estacionamento, e toda as soluções necessárias para apoiar este tipo de viagens e torná-las o máximo de seguras para os habitantes.

A rede parisiense de ciclovias deverá estender-se a 180 quilómetros, das quais 130 são novas pistas e 52 correspondem a ciclovias criadas durante a pandemia, que serão estabelecidas a longo prazo. Relativamente aos parques de estacionamento, serão criados novos 130 mil lugares em toda a cidade, tanto em espaços públicos como privados, e será ainda dada especial atenção aos lugares para bicicletas de carga. O sistema dos semáforos será também alterado para dar prioridade às bicicletas e aos transportes públicos, em detrimento dos automóveis.

O Município vai ainda promover a adesão “ao andar de bicicleta”, criando medidas que garantam a segurança e a praticabilidade deste meio de transporte. O ensino para andar de bicicleta nas escolas, a criação de escolas para adultos e a abertura de oficinas por cada distrito, são também alguns dos objetivos para a capital francesa.

O primeiro plano desenvolvido em 2015-2020 teve um investimento de 150 milhões de euros, e possibilitou a construção de 1094 quilómetros de ciclovias, culminando no crescimento do número de ciclistas.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.