Parlamento Europeu: é preciso cortar mais no CO2 emitido por carros novos
Os membros do Parlamento Europeu enviaram um forte sinal aos ministros europeus do ambiente, de que é preciso ser muito mais ambicioso no que toca aos cortes nas emissões de CO2 dos veículos.
A semana passada, o Parlamento Europeu votou a favor de se cortar em 40% as emissões de CO2 de carros novos vendidos a partir de 2030, e aumentar para 20% a quota de carros vendidos com emissões baixas ou zero em 2025 — valor que sobre para 35% em 2030. Mas talvez o mais importante desta decisão dos membros do Parlamento é que as medidas incluem multas para quem não cumprir, ao contrário do que acontece no caso das propostas da Comissão Europeia.
No caso da Comissão, a proposta é que se corte 30% das emissões em 2030 sem qualquer tipo de multa associada caso os fabricantes não cumpram estes objetivos. De acordo com a ONG Transport & Environment (T&E), esta terá sido uma concessão de última hora ao lobby dos fabricantes automóveis alemães.
Julia Poliscanova, da T&E, diz que “apesar do lobby sem precedentes da indústria automóvel e do petróleo, o Parlamento Europeu votou decisivamente no sentido de exigir dos fabricantes automóveis que façam os seus carros mais limpos e que vendam mais veículos elétricos e a hidrogénio. Este voto são boas notícias para o clima, para empregos na Europa e para os milhões de Europeus que irão começar a beneficiar de ar mais limpo nas suas cidades.”
12 anos antes que seja tarde de mais
É importante que os cidadãos tenham uma voz ativa nestas decisões do Parlamento Europeu dado que é imperativo que se tomem medidas que mudam o atual estado de coisas no que toca à poluição e às emissões de CO2. O mais recente relatório do IPCC prova de que as mudanças climáticas já estão a ter efeitos nefastos par ao planeta e diz também que temos 12 anos para mudar o atual estado de coisas. É preciso apostar decisivamente em fontes energéticas não poluidoras e parar o mais rapidamente possível com a venda de carros movidos a gasolina e gasóleo.
Um inquérito recente mostrou que 40% dos Europeus diz que quer que o seu próximo carro seja elétrico e que 62% considera que os fabricantes não estão a fazer o suficiente para vender carros elétricos com preços acessíveis.
Contacte os seus representantes no Parlamento Europeu e mostre que é a favor de se mudar o paradigma atual, de carros poluidores para veículos elétricos com zero emissões.