Parque da Peneda-Gerês vigiado por voluntários este Verão
A Associação Mãos à Obra (AMO) Portugal quer reunir uma centena de voluntários, de todo o país, que realizem patrulhas no Parque Nacional da Peneda-Gerês este Verão. A pé ou de bicicleta, os voluntários percorrerão três trilhos, um deles com mais de dez quilómetros de extensão, para participarem eventuais incêndios florestais.
Na sequência dos fogos do ano passado, que consumiram cerca de dez mil hectares de área verde num dos parques naturais mais importantes do país, a iniciativa realiza-se a partir de amanhã, dia 15 de Junho, e prolonga-se até ao próximo dia 30 de Setembro, precisamente nas zonas de maior importância de fauna e flora e, simultaneamente, nas áreas onde passam mais turistas.
A AMO, herdeira da organização de base do projecto “Limpar Portugal”, diz que já dispõe de 35 voluntários inscritos, de todas as idades, origens e com disponibilidades diferentes, que irão funcionar em equipas de dois elementos, com três turnos de oito horas por dia. Os grupos estarão munidos de equipamento de comunicação e serão alojados, de forma gratuita, no Parque de Campismo do Vidoeiro.