Parques naturais: refúgios da natureza a preservar



Todos os anos o Dia Europeu dos Parques Naturais comemora-se a 24 de maio. O objetivo é aproximar as pessoas da natureza e consciencializar o público sobre a importância das belezas naturais preservadas nas Áreas Protegidas e a importância da conservação e da manutenção sustentável desses locais.

O tema de 2020 do Dia Europeu dos Parques Naturais é: “Parques saudáveis, pessoas saudáveis”.

Esta data comemorativa foi criada pela Federação EUROPARC em 1999.
A Federação EUROPARC é uma organização não governamental independente que trabalha com parques nacionais em toda a Europa. Foi fundada em 1973 e atualmente representa cerca de 365 parques em 36 países.

O dia 24 de maio foi escolhido de forma a comemorar o aniversário da aprovação de uma lei nos parques nacionais da Suécia em 1909.

A Suécia tornou-se o primeiro país a estabelecer o sistema de parques nacionais. Nove parques nacionais foram abertos durante o primeiro ano após a aprovação da lei. Outros países europeus seguiram o exemoplo da Suécia.

O clima está a mudar e estas alterações climáticas trazem mudanças que afetam a vida de todos os seres da Terra. A natureza nunca foi tão ameaçada – nem tão necessária – como agora.

O ar que respiramos, a água que bebemos, os alimentos que colhemos, todos dependem da qualidade de nossos ecossistemas. Desde os cumes das montanhas até os mares profundos, há uma enorme variedade de habitats protegidos pelos parques nacionais, naturais, regionais, marinhos ou periurbanos.
Na Europa, a natureza tem um nível de proteção alto graças ao trabalho dos nossos parques naturais: eles preservam os nossos recursos naturais e são autênticos centros de biodiversidade.

Parques Naturais em Portugal

Alvão
Arrábida
Douro Internacional
Litoral Norte
Montesinho
Ria Formosa
São Mamede
Serra da Estrela
Serras de Aire e Candeeiros
Sintra-Cascais
Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Tejo Internacional
Vale do Guadiana





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...