Patas azuis, peito vermelho e um bico de várias cores. Estas aves têm uma aparência muito peculiar
A diversidade das aves que existem no mundo deixa qualquer um surpreendido, não fosse esta classe o maior grupo de vertebrados terrestres. Existem mais de 11 mil espécies descritas no Planeta, e cada uma se distingue quer pelo seu bico, pelas suas patas, pela sua plumagem ou pelos seus hábitos.
Destacamos cinco espécies que, provavelmente, ainda não conhece – mas que o vão deixar encantado. Patas azuis, um peito vermelho e um bico de várias cores: pode observar tudo isto e outras características em cada uma delas, que apresentam uma aparência muito peculiar.
- Patola-de-pés-azuis (Sula nebouxii) – Membro da família Sulidae, esta ave distingue-se de todos os familiares pelas suas vistosas patas azuis, que utiliza para atrair as fêmeas. Tem uma plumagem castanha e branca, mede cerca de 80 centímetros de comprimento e é uma ótima mergulhadora. Pode ser avistada nas ilhas do Pacífico e na costa da América Central.
- Atobá-de-pés-vermelhos (Sula sula) – É o membro mais pequeno da família Sulidae, medindo cerca de 70 centímetros. As suas patas vermelhas chamam à atenção, mas o bico e a zona da garganta são o que mais se destaca na espécie por serem de várias cores, misturando tons de rosa, laranja, verde e azul. Sendo uma ave marinha, é encontrada em várias ilhas.
- Fragata-grande (Fregata minor) – Com plumagem preta, o macho é quem mais se distingue nesta espécie: tem umas penas ecapulares roxas e verdes, e na época de reprodução, exibe um saco gular vermelho. Esta ave oceânica pode ser encontrada nos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
- Rolieiro-de-peito-lilás (Coracias caudatus) – As diversas cores que se espalham pela plumagem desta ave deixam qualquer um encantado: os tons variam entre o azul, o laranja, o lilás e o verde. Quando abre as asas para voar, são os tons de diferentes azuis que mais sobressaem, distinguindo-se por entre as penas uniformemente. Tem 36 centímetros e pesa pouco mais de 100 gramas. Pode ser encontrada no Continente Africano.
- Calau-rinoceronte (Buceros rhinoceros) – O nome diz tudo: é um calau, mas com um uma espécie de chifre que se prolonga acima do seu bico. A sua plumagem escura preta contrasta com os tons laranja e amarelos do seu bico. O macho e a fêmea distinguem-se pela íris do olho, que no primeiro é vermelha e na segunda é branca. A ave habita no Sudeste Asiático.
Percorra a galeria para conhecer estas cinco aves:
Fontes: biodiversity4all; fciencias;