Phenix assegura 15 milhões de euros para acabar com o desperdício alimentar



A Phenix garantiu recentemente uma nova ronda de investimentos, no valor de 15 milhões de euros para acabar com o desperdício alimentar e promover um modelo de crescimento sustentável.

A empresa, que presta suporte aos seus clientes na gestão eficiente de stocks e conversão de excedentes alimentares em doações a IPSS, com recurso a soluções tecnológicas, pretende “fortalecer a sua posição de liderança na Europa e tornar-se no parceiro de referência para supermercados, fábricas, retalhistas e produtores de alimentos que desejam colocar a luta contra o desperdício alimentar no centro das suas estratégias de negócio e de responsabilidade social corporativa”, sublinha em comunicado.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), um terço dos alimentos em todo o mundo é desperdiçado ao longo da cadeia de valor, representando um total de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos, por ano. Em 2014, Jean Moreau e Baptiste Corval, dois empresários franceses, fundaram a Phenix com o objetivo de acabar com este “desastre” social, ambiental e económico. Atualmente a operar em cinco países europeus, a empresa já evitou que mais de 200 milhões de refeições acabassem no lixo.

Assim, a Phenix conta com três novos investidores no setor da tecnologia para o combate às alterações climáticas: o BNP Paribas Solar Impulse Venture Fund, que investe em startups que atuam em prol da transição ecológica, o BNP Paribas Asset Management, através de um fundo dedicado à economia social e solidária, e o Lombard Odier Investment Managers Sustainable Investments, através do seu franchise Private Equity.

Phenix evitou o desperdício de mais de 10 milhões de refeições em 2022

O objetivo deste financiamento “é multiplicar o impacto social e ambiental da Phenix na Europa, onde 88 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas a cada ano, e continuar a demonstrar que uma nova geração de empresas, comprometidas com a sustentabilidade, está em ascensão e quer mudar o mundo”, explica a empresa.

Segundo a mesma fonte, só em Portugal, em 2022, a Phenix já foi responsável por evitar o desperdício de mais de 10 milhões de refeições e de mais de 3900 toneladas de produtos não alimentares, evitando assim que fossem emitidas mais de 9 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

 



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.