Pika de ili: um dos animais mais raros do mundo (e a inspiração para criar o Pikachu)

A sua casa, a mais de 2800 metros de altitude, situa-se nos penhascos das montanhas Tian Shan, na China. Sendo este animal fugidio e timido é muito raro ser avistado, mas estima-se que existam cerca de 1000 espécimes, o que coloca esta espécie em risco de extinção.

Com o declínio das pastagens nas montanhas de Tianshan, os pastores passaram a levar os seus rebanhos para montanhas mais altas, como é o caso das Tian Shan. Consequentemente começaram a aparecer mais predadores na zona, o que tem reduzido drasticamente o número de Pika-de-ili existentes.

Durante 20 anos estes pequenos animais não foram avistados, devido à sua pequena população e locais de dificil acesso, até que em 2015 voltaram a aparecer, e a acabar com a especulação de que teriam sido extintos.

No mesmo ano, Li Weidong, o cientista que tinha descoberto os Pika-de-illi em 1983, criou dois santuários para o animal com a ajuda do governo local. Muitos pastores locais também se voluntariaram para ajudar a instalar cameras e evitar a caça furtiva.

O Pika de ili pode crescer até às 250 gramas e 20 centímetros de comprimento, tendo evoluído para viver em climas frios e faz as suas tocas nas pequenas fendas que cortam as montanhas rochosas e rochedos.

Estes pequenos mamíferos são conhecidos pelas adoráveis ​​espreitadelas que fazem quando tentam comunicar, supõe-se que não emitem sons, contudo houve tão pouca interação com estes animais que ainda não está provado.

Calcula-se que o único Pika de ili que não é tímido é o Pikachu! Sim, a famosa personagem dos Pokemons foi inspirada neste pequeno “coelho”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...