Pingo Doce doou 7,1 mil toneladas de alimentos em 2024



O Pingo Doce doou géneros alimentares equivalentes a 7,1 mil toneladas em 2024, reforçando a sua política de proximidade e apoio às comunidades. Os donativos aumentaram mais de 35%, face a 2023, devido à implementação do novo programa de donativos “Alimenta o Bairro”, divulgou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o apoio a situações de carência alimentar é uma das prioridades do Pingo Doce que apoia regularmente instituições de solidariedade social nas comunidades envolventes das suas mais de 480 lojas em todo o país.

Em 2024, o Pingo Doce doou 7,1 mil toneladas de excedentes alimentares que já não podem ser vendidos, por exemplo, por terem as suas embalagens danificadas ou por se aproximarem do fim da validade, mas que estão conformes com os padrões de segurança.

O aumento dos apoios em mais 35% relativamente ao ano passado, resultou da implementação do programa “Alimenta o Bairro”, que tem como objetivo alargar as categorias de artigos que são doados, bem como tornar o processo de recolha e a relação entre as lojas e as instituições mais eficiente. Este programa reforçou o papel ativo no combate à fome nos bairros em que o Pingo Doce está presente.

Ainda no âmbito do programa “Alimenta o Bairro”, o Pingo Doce implementou também um programa de capacitação das instituições focado na segurança alimentar e na gestão de organizações sociais, com dicas práticas para gestão de recursos humanos e de voluntários, gestão de stocks, gestão de orçamento e otimização de donativos.

“Orgulhamo-nos de termos conseguido aumentar o apoio às nossas comunidades e assim sermos, cada vez mais, um supermercado de proximidade. A cada ano, procuramos sempre novas formas de poder contribuir com um bem tão essencial como a alimentação, ajudando a minimizar a carência de tantas pessoas e famílias.” Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.

Em 2024, o Pingo Doce respondeu ao apelo de cerca de 1.350 instituições de cariz social nas zonas de influência das suas lojas. Os apoios em géneros alimentares e em valor monetário (que incluem apoios fixos, cartões-presente e apoio a projetos de conservação ambiental) ultrapassaram os 19,3 milhões de euros, mais 6,6% do que em 2023.






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