Plantas estão a absorver microplásticos através das suas folhas



Estudo revela que as folhas das plantas absorvem partículas microscópicas de plástico que viajam pelo ar, podendo entrar nas cadeias alimentares e afetar animais, incluindo os humanos.

O alerta é feito por um grupo de investigadores de várias instituições científicas na China, que chamam a atenção para essa via de contaminação e para a necessidade de mais estudos para perceber exatamente quais são as suas implicações para a saúde do ambiente, das plantas, das culturas agrícolas, dos herbívoros e dos humanos.

De acordo com os cientistas, que partilham as descobertas na revista ‘Nature’, micro e nanopartículas de plástico podem entrar nas plantas através dos poros das folhas (estomas), que regulam as trocas gasosas com o meio ambiente, e também da cutícula que reveste essas estruturas.

Uma vez que as folhas são um elemento fundamental em muitas cadeias alimentares, os plásticos que nelas se acumulam podem facilmente passar para herbívoros e, daí, passar para os humanos que consomem esses animais ou que se alimentam das próprias plantas.

Os investigadores dizem que as espécies vegetais com crescimentos mais lentos tendem a ser aquelas cujas folhas contêm maiores concentrações de micro e nanopartículas de plástico, devido a uma exposição mais longa à poluição atmosférica por esse material sintético. Além disso, quanto mais altos forem os níveis de partículas microscópicas de plástico no ar, maior a absorção pelas folhas das plantas, explicam.

Embora reconheçam que a absorção de plásticos pelas folhas é menos eficiente do que pelas raízes, os autores apontam que, no entanto, não deixa de ser motivo para preocupação.

Ainda assim, a equipa afirma que é preciso ainda mais trabalho de investigação para desvendar os mecanismos fisiológicos e as condições que permitem a acumulação de microplásticos nas folhas das plantas, bem como para perceber os impactos que isso terá nas cadeias tróficas, incluindo na saúde de animais e humanos.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...