Pode o mar ser a nossa Nokia?
“Pode o mar ser a nossa Nokia?”. A pergunta promete e será respondida na conferência “Portugal e o Mar”, que reunirá executivos de topo no hotel The Oitavos, em Cascais, no próximo dia 21 de Outubro.
Tiago Pitta e Cunha, especialista em assuntos marítimos e actual consultor do Presidente da República, João Confraria, professor da Universidade Católica, e Niko Wijnolst, presidente do Dutch Maritime Network e do European Network of Maritime Clusters são os destinatários desta pertinente questão. Qual será a resposta?
Presentes na conferência estarão também o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e a comissária europeia para os Assuntos Marítimos e de Pesca, Maria Damanaki.
A conferência é patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos e vai contar com a presença do presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, do próprio presidente da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, entre vários outros responsáveis de peso.
Também relacionada com o mar, decorre já amanhã no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, a conferência “A Economia do Mar”.
O encontro irá reunir representantes do Instituto Politécnico de Leiria, da Câmara de Peniche e da Caixa Geral de Depósitos – que, curiosamente, também patrocina esta conferência – e terá como “estrela” principal o ex-ministro das Finanças Ernâni Lopes, que irá falar sobre o hypercluster do Mar.
Outros dos oradores são o coordenador do grupo de investigação em recursos marinhos da ESTM, Rui Pedrosa, e o coordenador do grupo de investigação em turismo da mesma escola, Francisco Dias, o representante dos Estaleiros Navais de Peniche, Carlos Mota e o representante da Associação dos Armadores de Pesca do Centro, Humberto Jorge.