Politécnico de Setúbal volta a envolver novos estudantes em ação de limpeza do Sado



Mais de duas toneladas de resíduos foram, quarta-feira, retiradas da zona industrial da Mitrena, em mais uma ação de limpeza das margens do Estuário do Sado realizada pelos estudantes recém-chegados ao Politécnico de Setúbal (IPS), foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a operação de voluntariado, parte integrante do programa de acolhimento aos novos estudantes do IPS, mobilizou cerca de 600 jovens, que se distribuíram por várias das zonas consideradas críticas na margem norte do Estuário do Sado.

Além desta praxe alternativa, que se repete anualmente desde 2018 e que resulta de uma aposta do Politécnico de Setúbal e da sua Associação Académica (AAIPS) na preservação do património natural da região, estão previstas, até ao final da semana, diversas atividades em articulação com as Escolas Superiores do IPS, para promover a integração de quem chega de novo à família IPS e às cidades de Setúbal e do Barreiro.

Inaugurado na segunda-feira, dia 9,  Dia do IPS, o novo ano académico teve o seu primeiro momento no Clube Desportivo do IPS, que se encheu para uma sessão de boas-vindas aos recém-chegados, marcada pelas palavras da presidente da instituição, Ângela Lemos, que apelou a uma praxe “respeitadora, responsável e inclusiva”, lembrando as várias oportunidades de crescimento que o Ensino Superior oferece.

“A vossa estadia no IPS dá-vos a oportunidade de construir conhecimento, de conhecer novas culturas, de se envolverem em projetos de investigação, mas também em projetos e atividades de voluntariado; aqui vão travar amizades, construir novas competências, trabalhar a integridade pessoal e intelectual”, sublinhou, congratulando-se também pelos cerca de 3 800 novos estudantes que chegarão ao IPS ao longo de 2023/2024, no global da sua oferta formativa.

Em palco, para acolher os novos estudantes, estiveram também os diretores das cinco escolas, além do presidente da AAIPS, Ivan Svac, e do Provedor do Estudante, Fernando Almeida, que se disponibilizaram a ajudar no processo de integração, em cada uma das suas áreas de atuação. “Aproveitem tudo ao máximo e contem com a Associação Académica para deixarem a vossa marca e o vosso projeto no IPS”, apelou o estudante Ivan Svac.

“Estou à vossa disposição para vos ouvir, para receber e encaminhar as vossas questões, sobretudo quando considerarem que os vossos direitos não estão a ser considerados, nem respeitados”, referiu, por seu turno, o Provedor do Estudante, realçando a “cultura de participação democrática” vivida na instituição.

Dois dias antes, no sábado, um Clube Desportivo igualmente cheio engalanou-se para receber a cerimónia de Entrega das Cartas de Curso, reunindo os graduados de licenciatura e mestrado das cinco Escolas Superiores do IPS, com estudos concluídos em 2021/2022. Um final de ciclo celebrado em ambiente de festa, partilhado com familiares, colegas e amigos,  que representa o culminar de um percurso formativo e também de muito crescimento pessoal.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...