Ponte feita de cartão suporta peso de 20 pessoas (com FOTOS)

Há sete anos, o arquitecto Shigeru Ban decidiu desafiar aquilo que seria espectável e construiu uma ponte de cartão sobre o Rio Gardon, no Sul de França.

A ponte foi praticamente toda feita de tubos de papelão – 281 tubos, mais precisamente – e é suficientemente forte para suportar o peso de 20 pessoas ao mesmo tempo.

Para se erguer, Ban utilizou uma pequena ajuda de caixas de madeira cheias de areia, embora o papelão por si só seja surpreendentemente forte quando é trabalhado de forma tão precisa e criativa, como o arquitecto projectou, refere o inhabitat.

Para Ban, o facto de a ponte se situar ao lado de uma antiga ponte romana em pedra cria “um contraste interessante”. “E o papel também pode ser permanente, forte e duradouro. Temos que nos livrar desses preconceitos”.

Esta obra esteve aberta ao público durante seis semanas, no Verão de 2007, tendo sido desmontada antes da época de chuvas. Há quatro dias, a ponte voltou à ribalta – Ban foi galardoado com o respeitado Prémio Pritzker. Veja as fotos.

[nggallery id=363 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...