Ponto Verde Open Innovation celebra abertura das inscrições com conferência sobre economia circular

A Sociedade Ponto Verde organiza no próximo dia 2 de Fevereiro, terça-feira, o evento “Acelerar rumo à Economia Circular”, que assinala a abertura das candidaturas ao Ponto Verde Open Innovation. A iniciativa terá início às 10h30, no Centro Cultural de Belém, e traz a Lisboa duas referências internacionais com projectos na área da economia circular e reaproveitamento de resíduos.

Raquel Rebelo de Mira, da Philips Health Systems, vem a Portugal dar a conhecer a experiência da multinacional na reutilização de diversos componentes, um trabalho que possibilita, por exemplo, que hospitais tenham acesso a equipamento de elevada qualidade a custos mais reduzidos. Desde Janeiro de 2015 que assume a função de Business Partner Health Systems, da Philips Healthtech (Holanda), estando envolvida no programa de sustentabilidade da Philips.

O evento contará também com a presença do CEO da empresa holandesa Dutch aWEARness, Rien Otto, conhecido por promover a inovação, explorar oportunidades de negócio e parcerias, bem como por desenvolver novos modelos de negócio. Em 2012, fundou a Dutch aWEARness, uma empresa sustentável de têxteis.

O objectivo de Rien Otto é contribuir para um mundo mais sustentável através de iniciativas regidas pelos princípios da economia circular. Nesse sentido, é responsável pela concepção da primeira cadeia completamente fechada no sector da roupa de trabalho. Esta cadeia circular é actualmente conduzida no âmbito do projecto de inovação EcoProFabrics, um projeto-piloto integrado no Eco Innovation Programme da Comissão Europeia.

Finalmente, Pedro Lourenço, director-Geral da Green Boots, vem partilhar o sucesso da marca Green Boots, sediada em Leiria e que cria sapatos 100% portugueses com solas feitas a partir de borracha de pneus.

O Ponto Verde Open Innovation é um projecto multistakeholder promovido pela Sociedade Ponto Verde para celebrar a Inovação, a Investigação e o Desenvolvimento. Trata-se da primeira plataforma em Portugal de apoio a projectos específicos na área do ambiente e dos resíduos, podendo potenciar a investigação e a criação de empregos.

O projecto será operacionalizado com o apoio de um conjunto de parceiros estratégicos das mais diversas áreas (empresas, academia, economia, banca, ambiente, empreendedorismo, ciência e tecnologia), que poderão proporcionar diversos tipos de apoio, nomeadamente mentoring, incubação de empresas e financiamento.

Foto: Haldane Martin / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores