Por que razão está Paris tão poluída? (com FOTOS)
Na última semana, os parisienses experienciaram momentos que já não viviam há várias décadas, todos eles com um objectivo muito específico: combater a poluição. Assim, os transportes públicos ficaram gratuitos durante três dias, e os carros apenas puderam transitar dia sim dia não, consoante as respectivas matrículas.
Agora que o ar se torna mais respirável, os jornais falam de uma velha polémica para justificar a poluição de Paris – os subsídios ao diesel. Segundo o Le Monde, esta poluição é “reflexo de 20 anos de inércia da França, que recai sobre todos… e do lobby da indústria automotora, que abrange condutores, sistema operacional, fabricantes de veículos movidos a diesel, que têm sufocado o debate sobre a legislação”.
De acordo com o jornal francês, Paris é mais propensa à poluição do que outras capitais europeias por causa dos subsídios ao diesel, que produz sete vezes mais poluentes nocivos à saúde do que a gasolina.
A história de amor da França com o diesel vem de longa data. Uma reportagem do site Huffington Post explica que ela data das políticas de estímulo económico rural do pós-guerra, implementadas pelos Governos de então.
As medidas procuravam incentivar a recuperação do campo (cerca de metade da população francesa vivia nas zonas rurais, naquela época), tornando o diesel para máquinas agrícolas e camiões mais barato. Impostos e taxas sobre combustível foram reduzidos e continuam a ser facilitados ainda hoje. Para se ter uma ideia, a redução de impostos sobre o diesel custou à economia francesa quase €8 mil milhões em 2011 (cerca de R$ 26 mil milhões).
Em 2011, os carros a diesel representaram 70% das vendas de automóveis em França. Numa cidade onde 60% da frota de carro é movida a este combustível, não é de causar surpresa o quadro explosivo que resulta da combinação entre as emissões locais do transporte e um clima que impede – ou impediu – a dissipação de poluentes.
Depois de uma semana de dias de sol e noites frias, muito do ar da França – e não apenas de Paris – tornou-se numa espécie de sopa tóxica. A mudança brusca de temperatura exacerbou o problema, criando uma bolha que impede que o ar poluído seja dissipado. E a causa de tudo, aparentemente, vem de trás – muito de trás.
[nggallery id=338 template=greensavers]
Fotos: R. d. D. r / austinevan / Payton Chung / Voyages etc.. / dbakr / alainalele / couscouschocolat / dominique . B / (vincent desjardins) / strelitzia — / dbakr / Spixey (still not really getting the new format) / Damouns / kevin dooley / austinevan / Creative Commons