Portalegre atrasa hora de acender iluminação pública… e antecipa hora de desligamento

A Câmara Municipal de Portalegre atrasou em 15 minutos a hora de acender a iluminação pública do concelho, ao mesmo tempo que antecipou em 30 minutos a hora de desligamento. Esta medida permitirá poupar 10% da factura energética.

A acção faz parte de um conjunto de medidas que Portalegre está a implementar para aumentar a eficiência energética do concelho e reduzir a factura da electricidade, o chamado Plano Municipal para a Poupança Energética.

Segundo o Construir, a câmara já colocou alguns pontos de luz fora de serviço, sobretudo os que estão situados em locais onde não são causados constrangimentos à população e circulação rodoviária. Esta medida será aplicada em todo o concelho.

Finalmente, e em parceria com a CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) e a Areanatejo (Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo), a câmara instalou armários no Bairro das Carvalhinhas e no Bairro do Outeiro da Forca.

Estes instrumentos permitem a regulação do fluxo luminoso nestas zonas e permitem uma poupança energética nos consumos, uma vez que faz a estabilização da tensão e redução da mesma ao longo da noite, ajustando o fluxo luminoso às condições de serviço dos locais.

Estes equipamentos foram adquiridos no âmbito da candidatura ILUPUB e permitem um retorno do investimento em apenas nove meses. Numa próxima fase da candidatura, que arrancará para breve, equipamentos como estes serão instalados noutras zonas do concelho, preferencialmente nas de maior consumo de energia.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...