Portugal Inovação Social abre concurso para projetos de inovação e revitalização do Pinhal Interior

A Portugal Inovação Social (PIS) abriu um concurso ao abrigo do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, que vai destinar um milhão de euros a projetos de inovação social que contribuam para a revitalização dos 19 municípios do Pinhal Interior, mais afetados pelos incêndios de 2017.

Através de um comunicado enviado às redações, a PIS informa que este concurso insere-se nas ações previstas no Programa de Revitalização do Pinhal Interior e tem como objetivo reforçar as ações de desenvolvimento daquele território, criando na região um programa de incentivos ao desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social.

As iniciativas apresentadas em concurso, deverão propor soluções inovadoras e replicáveis, que visem a resolução e mitigação de problemas sociais nas áreas da saúde, educação, justiça, proteção social, inclusão e emprego. As candidaturas estarão abertas até 28 de fevereiro.

O instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto tem o duplo objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos inovadores que tenham por missão resolver problemas sociais e dinamizar a prática de investimento social, uma vez que pelo menos 30% do custo total do projeto deve ser suportado por um ou vários investidores sociais – públicos ou privados. Os restantes 70% são suportados pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.