Portugal Renewable Energy Summit 2021 vai reunir 50 especialistas nacionais e internacionais



O Portugal Renewable Energy Summit está de volta nos dias 9 e 10 novembro, onde se irão reunir mais de 50 especialistas nacionais e internacionais para debater o tema “Renováveis, motor da recuperação económica”. A edição de 2021 realiza-se em formato híbrido, sendo que o evento presencial irá decorrer no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

A conferência anual da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis conta este ano com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

“Fit for 55 – a nova ambição europeia” será o tema em cima da mesa no primeiro painel, no qual a Comissária Europeia para a Energia, Kadri Simson, fará uma intervenção inicial. Seguir-se-á um debate com cinco eurodeputados, Graça Carvalho, Carlos Zorrinho, Marisa Matias, Nuno Melo e Sandra Pereira. O segundo painel terá como tema “O novo enquadramento das renováveis será suficiente para o cumprimento das metas?”, onde Paula Pinho, chefe de Unidade da Direção-Geral da Energia na Comissão Europeia, e Alejandro Donnay, Chefe de Unidade de Energia para Auxílios Estatais na Comissão Europeia, asseguram as intervenções iniciais. Segue-se o terceiro painel, que irá debater o tema “A evolução do preço da eletricidade no mercado ibérico”.

No segundo dia o foco incidirá sobre a realidade portuguesa. A sessão de abertura ficará a cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, seguindo-se o debate sobre a “Simplificação do licenciamento de projetos renováveis” com Nuno Lacasta (APA), Nuno Banza (ICNF) e Maria José Espírito Santo (DGEG). Durante o dia serão abordados, por diversos oradores, os temas “o caminho para 2,5 GW de Hidrogénio Verde”, “o autoconsumo, as comunidades de energia e a eficiência energética”, “estratégia de redes, flexibilidade de consumo e armazenamento”, “fotografia do solar fotovoltaico de grande escala em 2030” e “como impulsionar o aumento de potência renovável em Portugal?”. Para encerrar, o evento contará com o testemunho do Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Durante a conferência terá ainda lugar a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2021 – uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas de mestrado relacionadas com eletricidade de origem renovável.

Para se inscrever no evento, consulte o site. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail: comunicacao@apren.pt.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.