Portugal: um terço dos adolescentes tem peso a mais
Um estudo que será publicado no próximo domingo, durante o XIV Congresso Português de Obesidade, vai revelar que 22,6% dos jovens entre os 10 e os 18 anos, em Portugal, estão em situações de pré-obesidade e 7,8% é já obeso.
Segundo o Diário de Notícias, o trabalho, que analisou 5708 participantes, revelou ainda que os rapazes e os mais jovens são quem tem as maiores prevalências de excesso de peso.
“Aos dez anos, as prevalências de excesso de peso são superiores a 40%. Isto quer dizer que uma em cada quase duas crianças tem peso a mais. É preocupante o impacto que isso terá na vida adulta, em morbilidade e mortalidade e na economia. O retrato está feito, agora é preciso actuar”, explicou a responsável pelo estudo, Joana Sousa, da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa.
Segundo o estudo, à medida que a idade aumenta, a prevalência de excesso de peso vai diminuindo. “Ou vão perdendo obesidade ou, e esta é a possibilidade que eu mais valorizo, os adolescentes tornam-se obesos cada vez mais cedo”, afirma Joana Sousa.
Este problema tem “aumentado de forma exponencial e não expectável nos últimos anos”, havendo inclusive indicadores que mostram que 95% dos casos de obesidade infantil têm “uma causa nutricional associada ao estilo de vida”, e que os restantes 5% têm causa genética.
Finalmente, outro dado interessante: no interior, os indicadores de excesso de peso são mais elevados que no litoral. Leia o artigo do Diário de Notícias.