Portuguesa Powerdot reforça rede em França com investimento de 100 milhões de euros

A Powerdot, operador português líder em carregamento rápido em espaços comerciais na Europa, anunciou hoje, na edição de 2025 do “Choose France”, um novo investimento de 100 milhões de euros para reforçar a sua rede em França. Mais de metade do montante será aplicado em parcerias com insígnias como Carrefour, Coopérative U e Mousquetaires, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o objetivo da empresa passa por instalar mais de 4.000 novos pontos de carregamento rápido até 2027, em locais de paragem habitual como supermercados, centros comerciais ou retail parks. Estes juntam-se aos mais de 6.000 já em operação em mais de 1.000 estações, consolidando a posição da Powerdot como líder neste segmento em França.
Este novo investimento dará um contributo signficativo para que o Governo francês atinja a marca definida dos 400.000 pontos de carregamento até 2030, reforçando uma rede acessível, fiável e escalável para a mobilidade elétrica.
“Este investimento reforça o nosso compromisso com a mobilidade elétrica e com as metas verdes definidas por França. Apostamos numa rede acessível, fiável e inovadora, com soluções como o autocharge e carregadores com coberturas fotovoltaicas”, sublinha Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot.
Depois de ter sido selecionada pela primeira vez para o “Choose France” em 2023, com um investimento inicial de 140 milhões de euros, a Powerdot tornou-se o operador com o crescimento mais rápido no mercado francês, instalando uma nova estação por dia e assegurando uma cobertura total do território continental.
Presente também em Portugal, Espanha, Polónia e Bélgica, a Powerdot é, hoje, um dos principais operadores europeus de carregamento rápido e ultrarrápido, desempenhando um papel ativo na transição energética do “Velho Continente”.
Em 2024, a Powerdot reforçou a sua solidez com uma nova ronda de investimento de 100 milhões de euros junto dos seus acionistas, Antin Infrastructure Partners e Arié Group, complementada com um financiamento verde de 165 milhões de euros assegurado por um consórcio internacional de seis bancos (ABN AMRO, BNP Paribas, ING, MUFG, Santander e Société Générale).
No mesmo ano, a empresa foi distinguida pela Gireve como a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido em França, além de liderar em número de novas localizações abertas. A sua performance foi reconhecida internacionalmente com a inclusão no índice LETS (Leading European Tech Scale-ups) e, já em 2025, na lista “Top GreenTech Companies 2025” da revista Time, no qual ocupa o 115.º lugar entre mais de 8.000 empresas, sendo a operadora europeia de carregamento mais bem classificada.
Toda a informação encontra-se no documento em anexo.