Portugueses utilizam cada vez mais transportes urbanos
A procura pelos transportes públicos está a aumentar nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. De acordo com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), foi registado um crescimento de 137% no primeiro trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. Estes dados remetem para o Metropolitano de Lisboa, o Metro do Porto e a Soflusa/Transtejo, empresas de transportes coletivos tuteladas pelo Ministério.
Ainda assim, como refere o MAAC em comunicado, “Apesar do acréscimo do número de passageiros, a procura por estes meios de transportes coletivos ainda está aquém da verificada no primeiro trimestre de 2019, quando a operação das empresas ainda não fora afetada pela pandemia. Assim, o número de passageiros verificado no primeiro trimestre de 2022 representa 72% da procura registada no primeiro trimestre de 2019 e 77% da procura do primeiro trimestre de 2020”.
No triénio 2019-2021, este setor recebeu um financiamento de 662 milhões de euros. Atualmente, como consta na proposta de Lei do Orçamento de Estado, estão inscritos 138,6 milhões de euros para o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, e um reforço de 15,5 milhões de euros para o Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público.