com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Potamophylax coronavirus: o inseto com um nome terrível (que é uma mensagem de alerta)

Não tem um nome com uma reputação muito boa, mas tenta enviar uma mensagem importante: o Potamophylax coronavirus é um novo tipo de inseto identificado no ano passado em Kosovo e que acaba de ser batizado assim para aumentar a consciencialização sobre a poluição da água e os seus efeitos na Biodiversidade.

Potamophylax coronavirus

“Queríamos chamar a atenção e focar na outra ‘pandemia’ que ocorre nos ecossistemas de água doce em Kosovo e nos Balcãs devido à poluição e má gestão das centrais hidroelétricas”, disse à Agência Efe, Halil Ibrahimi, responsável pela investigação no Departamento de Biologia na Universidade de Pristina.

Esta nova espécie de inseto aquático da família dos tricópteros vive no Parque Nacional Bjeshkët e Nemuna em Kosovo.

“No momento a área não está em risco, mas há uma série de atividades que podem colocar algumas espécies em risco de extinção num futuro próximo”, alerta Ibrahimi, definindo a extração de água das nascentes ou a contaminação do rio como parte dessa “pandemia silenciosa”.

Com este nome peculiar, o grupo de investigadores pretende “fechar o fosso entre a sociedade e a ciência” e transmitir as suas preocupações aos meios de comunicação e às instituições com poder de ação sobre o assunto.

Preservação de ecossistemas de água doce

O “Potamophylax coronavirus”, como o resto dos tricópetros, cumpre um papel essencial para a preservação dos ecossistemas de água doce, que vão desde a monitorização biológica da qualidade da água até servir como alimento para peixes e outros predadores.

“Os ‘Potamophylax coronavirus’ e outras espécies de insetos aquáticos são muito suscetíveis a atividades nocivas e, de certa forma, são a primeira barreira do ecossistema antes que essas atividades antropogénicas também impactem diretamente nos humanos”, alerta Ibrahimi.

Graças a essa denominação, que evita “chatos termos latinos”, Ibrahimi sente que cumpriu o seu objetivo: fazer do Potamophylax coronavirus a “espécie de inseto aquático mais famosa da história”.

*Com Agência EFE

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...