PPR Futuro Ativo: fazer parte da mudança é saber poupar para o nosso futuro e para o do Planeta
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados pelas Nações Unidas, uma agenda de prioridades e aspirações com metas comuns que exigem a mobilização de cidadãos, entidades e governos à escala global, o Banco CTT procura estar na linha da frente no que respeita às medidas de transformação que é necessário implementar no plano ambiental, energético, social, económico, tecnológico, digital e de governança com vista à criação de um futuro mais próspero para todos.
O Banco CTT integra práticas sustentáveis no seu modelo de negócio e tem vindo a diversificar o seu portfólio de serviços através de produtos financeiros competitivos e outras iniciativas que permitem aos consumidores, clientes e comunidade harmonizar os seus investimentos com eficiência, flexibilidade e conhecimento de mercado.
Os consumidores estão cada vez mais cientes da importância do seu papel na preservação dos ecossistemas, exigem transparência às marcas em que confiam e estão atentos à congruência entre as mensagens que as empresas e organizações fazem chegar ao mercado e as ações que, de facto, implementam em prol da sustentabilidade. Um estilo de vida associado a um futuro leve e mais tranquilo é, segundo um estudo da NielsenIQ* uma prioridade para 78% dos consumidores, com 30% a dizerem-se mais inclinados a adquirir produtos com credenciais ligadas à sustentabilidade e 61% a concordarem que as questões ambientais têm impacto na sua saúde atual e futura.
O empenho com que o Banco CTT pela Sustentabilidade tem vindo a consolidar este acordo com o futuro materializa-se em opções estratégicas para vários públicos, da geração Z às menos recentes, passando pelos millennial, tais como: soluções de crédito à habitação sustentável, com oferta de descontos no spread para casas energeticamente eficientes; cartões de débito produzidos com plástico 100% reciclado; adesão ao extrato digital no combate ao desperdício; uma linha de crédito para energias renováveis (com condições especiais de financiamento na compra de painéis solares e outros equipamentos); crédito pessoal auto para aquisição de veículos elétricos e investimentos sustentáveis em seguros financeiros alinhados com um mundo verde e equilibrado.
No âmbito desta missão, o Banco CTT acaba de lançar mais um produto que oferece compromisso e segurança: o PPR Futuro Ativo. Um PPR é, na sua essência, um precursor de sustentabilidade na medida em que permite acautelar um amanhã mais confortável através da racionalização dos recursos de que o cliente dispõe atualmente, ou seja, sem penalizar o “hoje e agora”, construir uma vida tão boa ou melhor do que aquela que se tem no presente.
Dados do Ageing Report 2024**, relatório da Comissão Europeia que revela as projeções de despesa relacionadas com o envelhecimento da população no longo prazo e que inclui dados estatísticos, por país, acerca do panorama futuro das pensões de reforma, preveem que a pensão média dos portugueses desça de 69,4% do último salário em 2022 para um valor médio equivalente a 38,5% em 2050. Este cenário, aliado ao aumento da esperança média de vida e ao decréscimo da população em idade ativa, desproporcionando o rácio entre idosos reformados e os que contribuem para o sistema público de pensões, justifica começar a apostar mais cedo na longevidade financeira através de uma estratégia de poupança segura.
O Banco CTT em parceria com a Generali apresenta um produto disruptivo que alavanca características ambientais e sociais ao selecionar fundos de investimento que incorporam os pilares ESG, uma solução financeira de médio e longo prazo que apoia os cidadãos a complementarem o seu plano de reforma de modo leve e sustentável. Classificado como Artigo 8 do SFDR, o PPR Futuro Ativo é um Plano Poupança Reforma que tem a forma de contrato de seguro de vida individual ligado a fundos de investimento (unit-linked). Integra uma carteira equilibrada com o objetivo de maximizar a valorização do capital investido através da alocação dinâmica e diversificada em diferentes tipologias de ativos financeiros de perfil de risco moderado/conservador e permite entregas programadas a partir de 25 euros por mês, uma forma bastante acessível de o cliente reforçar mensalmente o seu PPR.
O PPR Futuro Ativo configura mais um degrau sólido no reforço do posicionamento ambientalmente responsável do Banco CTT, um produto que conjuga todas as vantagens de um plano poupança com uma atitude financeira inovadora face aos atuais desafios ambientais e sociais. Assim, poupar, além de um gesto com benefícios individuais, passa também a impactar positivamente o nosso futuro e do planeta.
Todas as características e disposições legais podem ser consultadas aqui.
* “Sustainability: the new consumer spending outlook. The latest environmental, social, and governance (ESG) developments that your business should know about”, NielsenIQ, 2022
**2024 Ageing Report. Economic and Budgetary Projections for the EU Member States (2022-2070)