Procuram-se dois guardas para tratar de Bisontes no Reino Unido. Está disponível?
O Bisonte europeu (Bison bonasus) é o maior mamífero terrestre na Europa, e embora já tenha estado perto de extinção, tem sido nos últimos anos introduzido em vários países.
Após 6 mil anos, chegou a vez do animal regressar ao Reino Unido. No âmbito do projeto “Wilder Blean”, do Kent Wildlife Trust e do Wildwood Trust, será colocado um pequeno rebanho na Reserva Natural de Blean Woods, em Kent.
A ideia é restaurar os ecossistemas, já que o Bisonte é excelente nesse processo. “O bisonte será acompanhado por outros animais para criar a maior biodiversidade vegetal e animal possível; criando habitats mais fortes através de processos naturais que irão resistir à atual crise ambiental e ao declínio das espécies, e a longo prazo, revertê-la”, explica o Kent Wildlife Trust.
Paul Hadaway, Diretor de Conservação da Kent Wildlife Trust, explica, “O projeto Wilder Blean irá provar que uma solução mais selvagem e baseada na natureza é a mais correta para lidar com a crise climática e natural que enfrentamos agora. Usar espécies-chave em falta como bisontes para restaurar processos naturais nos habitats é a chave para a criar bio-abundância na nossa paisagem.”
A Instituição procura agora dois guardas florestais para cuidar do rebanho. Não é necessário ter experiência, os trabalhadores irão frequentar um programa nos Países Baixos, com a ARK Natuurontwikkeling. No entanto, existe preferência para pessoas com conhecimento de criação de gado. O salário anual é de cerca de 30 mil euros por ano (27 mil libras). “Este é um trabalho único e o primeiro deste tipo a ser anunciado no Reino Unido”, afirma Mark Habben, da Wildwood Trust.