Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa representa Portugal no Laboratório Europeu de Biologia Molecular

Margarida Amaral, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), foi nomeada como representante nacional do Estado português no Conselho do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL).
A académica foi também designada para representar Portugal na Conferência Europeia de Biologia Molecular (EMBC), informa-se em nota publicada no site da FCUL.
A nomeação foi comunicada, recentemente, pela Fundação para a Ciência (FCT) e Tecnologia, na sequência de um despacho assinado a 25 de junho por Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação.
No comunicado que confirma a nomeação, a FCT disponibiliza-se ainda a prestar o apoio necessário a Margarida Amaral no âmbito das novas funções que vai assumir no EMBL e na EMBC, indica a mesma faculdade.
Além de docente do Departamento de Química e Bioquímica da FCUL, Margarida Amaral é investigadora do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), que dirigiu durante oito anos.
No currículo, conta ainda com trabalhos relacionados na área da genómica funcional, investigação ligada à fibrose quística e o desenvolvimento de novas terapêuticas. Nos anos mais recentes, o nome da investigadora foi associado, mais de uma vez, à lista de cientistas portugueses mais citados a nível nacional, em paralelo com a participação em diferentes organismos internacionais.