Programa de Recolha de Têxteis da Primark chega a Portugal



A Primark alargou o Programa de Recolha de Têxteis às suas lojas em Portugal de forma a facilitar a reciclagem de roupa e têxteis dos clientes. Este programa insere-se na estratégia de sustentabilidade da marca e pretende incentivar a entrega de roupa usada para lhe dar uma segunda vida, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, este programa, que já é um sucesso no Reino Unido, Irlanda, Áustria, Alemanha e Países Baixos, chega agora a Portugal.  Os clientes podem colocar artigos de vestuário, calçado, acessórios e têxteis para o lar, como toalhas e lençóis, de qualquer marca e independentemente do estado, nas caixas de recolha localizadas nas lojas Primark. Estes artigos são depois recolhidos e selecionados pelo parceiro de reciclagem da Primark, Yellow Octopus, para serem reutilizados ou reciclados.

Todas as receitas geradas pelo Programa de Recolha de Têxteis serão doadas à UNICEF**, parceiro global de solidariedade social da Primark. Estes fundos vão permitir à UNICEF garantir melhor acesso à educação, saúde, cuidados de higiene e acesso a água, bem como ajuda em situações de emergência humanitária para salvar a vida de crianças em risco.

A expansão do Programa de Recolha de Têxteis da Primark a todas as lojas faz parte do compromisso da marca de se tornar uma empresa mais sustentável e promover a economia circular.

Lynne Walker, Director da Primark Cares, disse: “Estamos muito entusiasmados por alargar o nosso Programa de Recolha de Têxteis a Portugal, uma vez que permite aos nossos clientes doar as suas roupas e têxteis usados. Ao alargar o nosso programa de Recolha de Têxteis às 11 lojas em Portugal estamos a dar uma segunda vida a mais roupa. Esta iniciativa não só reforça o nosso compromisso na redução dos resíduos têxteis, como também permite apoiar o trabalho fundamental da UNICEF junto de crianças em todo o mundo. Juntos, podemos ter um impacto positivo tanto no nosso planeta como na vida de crianças vulneráveis e das suas famílias”.

Nelson Ribeiro, Head of Sales da Primark Portugal, reforça: “Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, em 2022, existiam nos resíduos urbanos cerca de 198 mil toneladas de resíduos têxteis*, em Portugal. É por isso que queremos dar aos clientes a possibilidade de doarem ou reciclarem as suas peças em segunda mão. Queremos também incentivar os nossos clientes e alertá-los para a importância da doação. Estamos muito satisfeitos por termos agora caixas de Recolha de Têxteis em todas as nossas lojas em Portugal, ajudando os nossos clientes a dar uma segunda vida aos seus têxteis.”

A Primark anunciou no início deste ano um investimento de mais de 40 milhões de euros em Portugal, que inclui a abertura de quatro novas lojas em quatro cidades diferentes e a ampliação da sua loja Colombo em Lisboa. O Montijo foi a primeira das lojas a abrir em outubro, seguindo-se novas localizações em Guimarães, Viseu e Covilhã. Este investimento fará com que a Primark Portugal passe a ter 14 lojas, aumentando o seu espaço comercial em mais de 30% e criando mais de 500 novos postos de trabalho em todo o país.

Para saber mais sobre a forma como a Primark se está a tornar uma empresa mais sustentável e circular e para saber mais sobre como prolongar a vida útil das roupas, consulte a seguinte informação.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...