Programa UpWind prepara maior eólica do mundo
O programa UpWind, apoiado pela União Europeia, está a preparar a maior eólica do mundo, com uma capacidade para 20 megawatts e uns espantosos 110 metros de comprimento da pá.
De acordo com os engenheiros responsáveis pelo projecto, o diâmetro do rotor será na ordem dos 220 metros, sendo que, para se ter uma ideia, um Airbus A-380, o maior avião comercial do mundo, ficaria minúsculo perante esta circunferência imaginária.
Ainda segundo engenheiros responsáveis pelo UpWind, citados pelo Expresso, dentro de dez anos várias destas eólicas de 20 MW estarão a produzir energia em diversos pontos da Europa. Para já, ainda falta o financiamento para o protótipo, o seu ensaio e respectiva passagem à fase comercial.
Uma coisa é certa: estas megaeólicas não serão vistas em zonas montanhosas, uma vez que o seu tamanho não se coaduna com os respectivos acessos sinuosos ou, eventualmente, viadutos que poderão encontrar no caminho.
Assim, sobram os offshore (mar aberto) ou nearshore (junto à costa), de modo a reduzir substancialmente os problemas de transporte.
Hoje, a maior eólica do mundo está instalada em Emden, na Alemanha, e mede 198 metros de altura – com 63 metros de pá. Pode produzir electricidade para 4500 casas.
De resto, e se para a montagem das E-126 da Enercon (de 7,5 MW) foi preciso partir as pás em duas partes para serem levadas da fábrica para o local da instalação, fica a questão: como conseguiremos transportar estas megaturbinas?