Projecto de reciclagem de roupas da Zara chega este ano a Portugal

Portugal é um dos sete países em que a Zara vai instalar pontos de recolha de roupa usada, para fins de reciclagem, um projecto-piloto que a marca espanhola preparou em 37 lojas de Espanha, Reino Unido, Holanda, Dinamarca e Suécia e que agora tem luz verde para ser implementado noutros pontos do globo.
Os pontos vão receber têxteis, calçado e acessórios de roupa. “Para as tarefas de recolha e classificação contamos com a colaboração de organizações do terceiro sector sem fins lucrativos, como a Cáritas ou a Cruz Vermelha, integrando postos de trabalho de pessoas em risco de exclusão”, explica a empresa.
Este ano, o projecto chegará a Portugal, Itália, Alemanha, França, Japão, China e Hong Kong, ainda que a Zara dê poucos pormenores da estratégia que utilizará para a economia circular até 2020, anuncia o El Español.
“Este ano vamos pôr em marcha um novo plano estratégico ambiental que aprofunda o modelo da economia circular, incorporando novas acções em todas as fases de produção, desde a análise das matérias-primas até à reciclagem final”, explicou o CEO da Inditex, Pablo Isla, numa recente carta que enviou aos investidores.
Com esta iniciativa, a dona da Zara mas também da Pull & Bear, Bershka ou Stradivarius controlará todo o ciclo de vida dos produtos, desde o desenho das roupas, o seu processo de fabrico, distribuição e reutilização sempre que possível.
Foto: Mike Mozart / Creative Commons