Projecto Fruta Feia chega ao Porto em Maio

A Fruta Feia está a preparar a sua chegada à cidade do Porto, o que deverá acontecer já em Maio, de acordo com o site do projecto. A iniciativa procura consumidores que possam estar interessados em “consumir e evitar o desperdício de fruta e legumes” mas também agricultores da região que não conseguem escoar, devido à aparência, as suas frutas e hortaliças.

O projecto Fruta Feia arrancou em Novembro de 2013 e tem como objectivo canalizar uma parte da produção fruto-hortícola desperdiçada até aos consumidores – a chamada fruta feia, que apesar de ser saborosa e de qualidade tem aspecto imperfeito em termos de cor, formato e calibre. Segundo os autores da iniciativa, o Fruta Feia já evitou o desperdício de 239.785 quilos ds frutas e hortaliças.

Hoje, a Fruta Feia conta com dois pontos de entrega em Lisboa e um na Parede, 51 agricultores, 800 consumidores associados. Todas as semanas, o projecto evita que cerca de 4 toneladas de fruto-hortícolas vão parar ao lixo. Em breve vai chegar também ao Porto.

Segundo a FAO, cerca de metade da comida produzida no mundo cada ano vai para o lixo. O actual desperdício alimentar nos países industrializados ascende a 1,3 mil milhões de toneladas por ano, suficientes para alimentar as cerca de 925 milhões de pessoas que todos os dias passam fome.

Foto: Keith Williamson / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php