Projectos sustentáveis lideram novas aprovações do Polis XXI
Dos noves projectos aprovados pela Política de Cidades Polis XXI e cujos contratos serão hoje assinados, a grande maior parte têm como pano de fundo a sustentabilidade.
Ao todo, serão dez milhões de euros que serão investidos nestes projectos, seleccionados de um total de 40 candidaturas apresentadas num concurso relativo às “Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano”.
De acordo com a Agência Lusa, o concurso tinha, entre outros requisitos, a inovação e hipótese de replicação noutros conjuntos urbanos.
“Queremos fomentar o carácter inovador e replicável noutras situações, algo de valor acrescentado face a outros instrumentos da política de cidades que existem para apoiar outras situações”, explicou a secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo.
Entre os projectos seleccionados encontra-se o Parque Urbano Ecoeficiente da cidade de Lamego, cujo investimento elegível ultrapassa os 1,6 milhões de euros; o EcoMobiReal – Sustainable Mobility for a Low Carbon City, da Câmara de Vila Real; o Mirandela ecoXXI – Ambiente Urbano; ou o E3DL – eficiência energética e ambiental nos centros urbanos de Dão-Lafões.
Foram também aprovados projectos em Torres Vedras, Santo Tirso, Évora e Porto.
“[Estes nove contratos] visam a inovação na gestão da cidade e a dinamização da actividade económica numa perspectiva inovadora”, explicou a governante.
A estes nove projectos juntam-se outros 13 que já tinham sido contratados em 2009. Ao todo, o investimento na Política de Cidades já ultrapassou os 850 milhões de euros.