Projeto GUARDIÕES levou 450 crianças a dedicar-se à conservação ambiental



Os tempos livres de crianças e jovens de Sines e da Vidigueira foram dedicados à conservação ambiental. O projeto GUARDIÕES, que resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), associou-se aos dois municípios para apoiar os seus programas municipais de férias.

Ao longo de duas semanas, de 11 a 22 de julho, o programa Férias Ativas de Sines desenvolveu várias limpezas de praia com a participação de 300 crianças, dos 6 aos 14 anos. Foram recolhidos 92 quilos de resíduos, entre eles, microplásticos e beatas, que se constituem como um dos principais perigos para a conservação da biodiversidade marinha.

No presente mês de agosto, de dia 1 a 5, o programa Vidigueira Férias procurou sensibilizar para a importância do Montado Alentejo. Realizaram-se três ações de recolha de resíduos, neste caso, de embalagens de plástico, vidro e papel, que contaram com a participação de 150 crianças.

Ambas as iniciativas pretenderam sensibilizar os mais novos para importância do meio ambiente envolvente e incutir nas crianças e jovens a importância da prática de comportamentos individuais enquanto amigos do ambiente e pequenos “líderes climáticos”. Preparadas pelo projeto GUARDIÕES, cada uma das ações é personalizada e adaptada às necessidades de cada região e de cada grupo de crianças, sendo realizadas reuniões
preparatórias com os municípios previamente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...